top of page

conferencistas.

LUCIANA ZATERKA

Possui graduação Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em História da Ciência pela PUC-SP (2007). Atualmente é Professora de Filosofia Moderna na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Filosofia, particularmente em História da Filosofia Moderna e Teoria do Conhecimento, atuando nos seguintes temas: razão e experiência na modernidade, filosofiia experimental no século XVII, pressupostos teológico-metafísicos da filosofia natural moderna, com ênfase nas obras de Francis Bacon, Bento Spinoza, Robert Boyle e John Locke. 

PAULO TADEU DA SILVA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz, entre 2004 e 2009. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC, com atuação no Bacharelado em Ciências e Humanidades, Bacharelado em Filosofia e Licenciatura em Filosofia. Credenciado no Mestrado em Filosofia e no Mestrado Profissional em Filosofia da UFABC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e ciência modernas, mecanicismo e revolução científica.

LUIZ A. A. EVA

Bacharel em Filosofia (1988), mestre em Filosofia (1994) e doutor em Filosofia (2000) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado "sanduíche" na Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1998) e pós-doutoramentos na Universidade de Nantes (2003) , USP (2011) e UFSC (2016). Foi visting scholar na Johns Hopkins University (2011-2012). É professor associado da Universidade Federal do ABC, onde atua no Bacharelado, na Licenciatura e no Mestrado em Filosofia; atua como professor efetivo também no programa de pós-graduação em Filosofia da UFPR. É coordenador do GT História do Ceticismo (ANPOF) e líder do grupo "Filosofias da Experiência" (CNPq). Sua área de atuação é a História da Filosofia do Renascimento e Moderna, tendo pesquisado principalmente sobre a recepção do ceticismo nesse período, com especial interesse sobre a obra de Montaigne (sobre a qual publicou dois livros e diversos artigos). Publicou também artigos sobre Bacon, Descartes, Hume e Sexto Empírico. Atualmente sua pesquisa concentra-se no tema do ceticismo moral na modernidade.

​

PABLO RÚBEN MARICONDA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (1986). A partir de 2005, é Professor Titular de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Fundou em 2003 a revista Scientiae Studia-Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência,ISSN-1678-3166, da qual é o editor chefe desde o início. Fundou em 2004 a Associação Filosófica Scientiae Studia para dar apoio às atividades editoriais da revista e da Coleção de Estudos sobre a Ciência e a Tecnologia. Tem atuado nas áreas de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: Revolução científica dos séculos XVI e XVII (com especial enfase em autores como Copernico, Bruno, Kepler, Galilei, Descartes, Huygens e Newton); Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX; Valores cognitivos e valores sociais na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico; Relações entre ciência, tecnologia e sociedade. É atualmente coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

bottom of page